top of page

A Fraude Bilionária do INSS


Entenda como funcionava a fraude de R$ 6 bilhões em benefícios do INSS


Uma operação deflagrada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) mirou, nesta quarta-feira (23), um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.


No total, as entidades teriam cobrado de aposentados e pensionistas um valor estimado de R$ 6,3 bilhões, entre os anos de 2016 e 2024.


Várias dessas pessoas, a grande maioria delas, não tinham autorizados esses descontos. Esses descontos eram, em sua grande maioria fraudados em função de falsificação de assinaturas, em função de uma série de artifícios utilizados para simular essa manifestação de vontade que não era uma manifestação de vontade real dessas pessoas


as entidades analisadas “não tinham nenhuma estrutura operacional para prestar os serviços que ofereciam”.

“O que são esses serviços? São entidades associativas que podem oferecer uma série de benefícios como, por exemplo: um desconto numa academia, um desconto num convênio, num plano de saúde (…) O que se apurou é que essas entidades não tinham estrutura operacional e mais, que 72% delas não tinham entregue ao INSS, embora elas estivessem realizando esses descontos, a documentação necessária para que isso acontecesse”

Qualquer desconto precisa ter autorização prévia do beneficiário para acontecer. Além disso, é preciso que a entidade formalize um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que permitem a realização dos descontos de mensalidades direto da folha de pagamentos.


CUIDADO COM APROVEITADORES


Com o escândalo da fraude, muitos golpistas e aproveitadores podem querer se prevalecer da situação.


NÃO PASSE DADOS, INFORMAÇÕES OU SENHAS PARA DESCONHECIDOS.


As fraudes ocorrem das mais variadas formas, mas no desespero de querer resolver o problema, as pessoas podem ser ludibriadas e acabarem se prejudicando ainda mais.


LIGAÇÕES SOLICITANDO DADOS E SENHAS PARA RESOLVER A SITUAÇÃO IRREGULAR DO DESCONTO PODEM SER RECEBBIDAS, COM IDENTIFICAÇÃO DE ÓRGÃOS DO GOVERNO OU INSS. JAMAIS FORNEÇA QUALQUER INFORMAÇÃO PESSOAL.


PROCURE UM ADVOGADO DE SUA CONFIANÇA PARA EXECUTAR A CONFERÊNCIA E SOLICITAÇÃO DE ESTORNO, SE ESTIVER COM DIFICULDADE DE SOLICITAR SEM AJUDA DE UM PROFISSIONAL HABILITADO


Saiba como impedir desconto indevido de associação no INSS


Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem bloquear descontos de mensalidade associativa, ATRAVÉS DE UM PEDIDO ADMINISTRATIVO.


Como pedir estorno e realizar denúncia


Caso o aposentado ou pensionista queira o estorno de descontos indevidos, deve entrar em contato direto pelo 0800, que aparece ao lado do nome da entidade no seu contracheque.


O beneficiário também tem a opção de enviar um e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br, informando o ocorrido. O Instituto entrará em contato com a entidade autora do desconto, solicitando os documentos que autorizaram a movimentação.


FAÇA CORRETAMENTE OS PEDIDOS DE ESTORNO PARA NÃO SER PREJUDICADO FINANCEIRAMENTE.


NA DÚVIDA, CONSULTE UM ADVOGADO ESPECIALISTA.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page